É muito comum encontrarmos problemas relacionados ao orçamento, prazo, materiais e mão de obra nos processos de construção. E, por isso, as obras são muito conhecidas como “dor de cabeça”. Mas não pense que esses contratempos acontecem sem motivos.Na verdade, eles são consequência de erros na obra.
Pensando nisso separamos alguns erros comuns afim de evitar tais preocupações. Mas lembrem-se, um profissional acompanhando seu processo de reforma ou construção é sempre a melhor opção para impedir dores de cabeça desnecessárias.
GASTAR ENERGIA NAS COISAS ERRADAS
Esta dica é muito importante, pois você precisa entender que uma obra é feita de várias etapas e diversos materiais. O que importa agora é focar suas energias e tempo em conseguir desconto nos materiais que terão maior impacto no seu bolso.
Sabendo que os revestimentos têm um custo muito elevado, busque focar seu tempo e energia em materiais deste tipo, correndo atrás de fornecedores e fabricantes. O mesmo não se aplica no caso de produtos que não terão valor significativo no final da obra, você estará gastando tempo que poderia ser investido em outras coisas mais relevantes.
NÃO PLANEJAR A COMPRA DOS MATERIAIS
Saiba que tudo que você compra de última hora sai mais caro.
Prevendo que daqui a 3 meses terá que colocar o revestimento nas paredes, faz mais sentido cotar, comparar preços e barganhar antes ou somente quando estiver faltando uma semana para a instalação?
Aposto que sua opção foi a primeira, não é mesmo?
Para não errar nesta etapa, tenha em mente logo no começo da obra quais serão os itens de compra e quais serão os mais relevantes, que terão um impacto maior nos gastos finais.
Não se acanhe em pedir descontos, deixe claro que está cotando com outras empresas e busca o melhor preço. Esta é a vantagem de fazer isso com antecedência.
ACREDITAR QUE TODA OBRA TEM ALGUM RETRABALHO
Aposto que você já ouviu que obra é sinônimo de dores de cabeça ou retrabalhos.
Na maioria das vezes em que são feitas da forma errada sim, falta de planejamento, realmente dá muita dor de cabeça e provoca retrabalhos desnecessários.
Vamos refletir juntos! Sabendo que o material tem um custo, a mão de obra também e o mais importante, que esse trabalho leva um tempo e que tempo é dinheiro, imagine se todas as etapas da sua obra tiverem um retrabalho, o quê acontecerá com o valor final? Ficará pelo menos o dobro do esperado.
Entenda que em uma obra bem feita não pode haver retrabalhos, pois cada “Re” é um valor acrescentado no seu custo final.
COMPRAR QUANTIDADE ERRADA DE MATERIAIS
Acredite, este erro é muito comum! Muitas pessoas pecam neste ponto tanto para mais quanto para menos.
Vamos dizer que para construir sua casa seria necessário uma quantidade de 8 mil tijolos, seu pedreiro diz que pode comprar 10 mil, pois vai sair mais barato o preço unitário em grande quantidade. Realmente você economizou no valor unitário, porém agora possui 2 mil tijolos parados no quintal sem função.
O ideal é ter uma quantidade exata, considerando pequenos imprevistos, isso dá para se calcular de uma maneira simples. Sabendo a área total da edificação, dividindo pela área unitária do tijolo, você consegue ter uma estimativa mais aproximada. Se tiver este cuidado com todos os materiais, isso trará uma economia significativa, sem contar que não haverá desperdícios.
NÃO CONTRATAR MÃO DE OBRA QUALIFICADA
Cuide muito bem dessa etapa, contratar a mão de obra qualificada é fundamental. Busque referências de outras obras feitas por essa equipe e também conversar com pessoas que já trabalharam com eles.
Uma obra é repleta de detalhes de execução que precisam ser feitos com muita qualidade, caso sejam feitos de qualquer forma, podem trazer retrabalhos ou até mesmo erros que são ocultos e que só serão percebidos depois de algum tempo da obra pronta.
Por exemplo, a execução do sistema de esgoto da casa não fica aparente, porém precisa ser feita de maneira perfeita para não haver complicações futuras como retorno de maus cheiros do esgoto; infiltrações, entupimento do sistema devido a má instalação, esses problemas só serão percebidos depois que a obra estiver finalizada.
DEIXAR OS MATERIAIS SEM PROTEÇÃO NA OBRA
Repare se os materiais estão bem organizados e principalmente se estão bem protegidos da chuva.
É muito importante que os materiais fiquem sempre protegidos com alguma lona e de preferência nunca deixados direto no chão, sempre é bom que fiquem sobre uma base para que em caso de chuvas esse material não se danifique e você tenha que comprar tudo novamente.
Esses cuidados precisam ter atenção principalmente no começo da obra. Muitos materiais como cimento e areia caso molhem não tem mais função.
FAZER ORÇAMENTO EM APENAS UM LUGAR
Uma boa opção é procurar direto com os fabricantes, pois normalmente eles possuem os melhores preços, ainda mais se for comprar em grandes quantidades.
A vantagem disso, é que você vai ter certeza que estará fazendo um bom negócio e terá também a opção de barganhar.
Nunca se esqueça: Nem sempre busque o menor custo, as vezes o barato pode sair caro, use essa técnica da comparação de preço apenas em materiais iguais vendidos em lugares diferentes.
Este caso não se aplica a mão de obra por exemplo, nesses casos o mais barato costuma não ser a melhor escolha.
DEIXAR DE LADO O PLANEJAMENTO E PROJETO
Por último, mas não menos importante, nunca se esqueça do planejamento e do projeto.
A melhor maneira para se ter certeza de que está no caminho certo é sem dúvidas com um profissional, que estudou e está preparado para criar um projeto que atenderá todas as suas necessidades.
Qual a vantagem de contratar um arquiteto?
Esse profissional irá custar praticamente 5% do valor total da obra e que sem dúvidas ele trará pelo menos 20% de economia no valor total. O resultado final será exatamente do jeito que você queria e com um custo muito menor.
Pense comigo! Você está investindo nessa obra seu precioso tempo e dinheiro, nada mais justo do que ter sua casa linda e do jeitinho que sonhava e que esse patrimônio que construiu tenha mais valor do que o gasto para sua construção.