A arquitetura contemporânea é uma mistura de várias tendências, não possui uma linguagem única, nem mesmo conceitos pré-definidos como outros estilos.
O projeto contemporâneo possui linhas e formas simples em sua arquitetura, tanto na parte externa como no interior de seus ambientes. Os estilos que influenciam os modelos de casas contemporâneas são uma combinação entre o moderno, tecnológico e o minimalista, seja em sua construção ou decoração.
O estilo contemporâneo busca a racionalização da construção e a sustentabilidade, com uso de novas tecnologias voltadas para o conforto ambiental nas edificações.
CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES
Uso de novas tecnologias: além das tecnologia construtivas, no estilo contemporâneo é observado o uso de objetos inteligentes para fim de automação residencial, como por exemplo: acender luzes ao comando de voz, abrir o portão automaticamente com a proximidade do veículo, programar as cortinas para se abrirem em determinado horário do dia, programação da irrigação do paisagismo, entre outros;
Uso de materiais não tóxicos, recicláveis e naturais: telhados verde, pisos de madeira, bancadas em granito e mármore, preferência por materiais industrializados cujas fabricações não agridam o meio ambiente;
Luz natural em abundância, com grandes janelas, aberturas zenitais e portas que se abrem em sua totalidade para o ambiente externo;
Ambientes integrados;
Grandes vãos livres e balanços.
O surgimento do estilo de casas contemporâneas acompanhou os movimentos culturais e desenvolvimento das tecnologias nas últimas décadas, seu início se deu no fim dos anos 80 e se perpetua até os dias atuais. Uma casa contemporânea tem como características possuir grandes janelas de vidro, formatos mais irregulares, uso de concreto e aço entre muitas outras.
Existem diferentes modelos de casas contemporâneas, isso porque sua composição pode ser muita ampla e com diversas mesclas de tendências, agregando assim mais do que um estilo de construção e decoração. Porém, grande parte dos modelos de casas contemporâneas misturam os elementos do movimento moderno e pós-moderno, assim como características do estilo industrial e sustentável.
Uma fachada de casa contemporânea possui como características principais grandes aberturas, grandes volumes e materiais de boa qualidade. Os volumes são ressaltados em uma fachada de casa contemporânea para ser um dos destaques da construção, como painéis em ferro, aço, madeira ou brises, sendo o restante da composição em cores mais suaves. Todos os lados de uma fachada de casa contemporânea são pensados dessa forma, seja utilizando um material para destaque ou grande abertura.
As casas contemporâneas modernas possuem uma mescla de estilos e por vezes podem ser citadas como um choque arquitetônico. A combinação entre o uso da tecnologia e sustentabilidade também é considerada uma característica forte nas casas contemporâneas modernas. O uso de grandes janelas de vidros e tetos solares são um bom exemplo dessa união entre tecnologia e um pensamento mais sustentável. O investimento inicial nesse tipo de material pode ser um pouco mais alto, mas o retorno ao longo do tempo com contas de energia elétricas mais baixas é garantido.
Quando o assunto são casas contemporâneas pequenas as características importantes são a otimização de espaço e uma divisão equilibrada dos ambientes. Elementos como fachadas com abertura e volumes também podem ser incorporados, assim como as grandes janelas é o pé direto alto que auxilia na sensação de amplitude do ambiente. Em casas contemporâneas pequenas o importante é manter os elementos característicos do estilo e agregar conforto e equilíbrio aos ambientes.
FONTE: Casa Contemporânea: Modelos de Casas + 53 Projetos Para Inspiração. Viva Decora, 2020. Disponível em: Acesso em 11/07/2021.